Depois de assistir ao filme “Azul é a Cor Mais Quente”, dirigido por
Abdellatif Kechiche e brilhantemente interpretado por Adèle Exarchopoulos e Léa Seydoux posso dizer, sem medo de errar, que esta produção vai entrar na minha lista dos dez mais deste ano.
Raramente vi um filme retratar o amor de forma tão intensa e verdadeira. O amor e o desejo, diga-se. E não são só as questões do coração (e do desejo) que Abdellatif mostra nesta produção. É possível, pela narrativa, ter uma visão mais ampla do ser humano: Seus medos, angústias, desejos, perdas e ganhos. Um painel humano muito mais amplo do que simplesmente uma relação amorosa entre duas pessoas.
Antes de continuar a ler o texto abaixo, aviso que sou campeão em spolier. Assim, se você ainda não viu o filme, melhor parar por aqui. Depois até gostaria de saber sua opinião sobre este belo filme.
Um recurso bastante utilizado na narrativa, é dar ao espectador pistas das situações em que Adèle vai enfrentar ao longo da narrativa. Em sala de aula, o texto que estão estudando trata justamente da questão do amor, atração e a possibilidade, ou não, do “amor à primeira vista”. Na cena seguinte assistimos exatamente este acontecimento quando Adèle cruza, pela primeira vez, com Emma. Até mesmo a tentativa que ela faz em se envolver com um colega de sala de aula sabemos que seu destino já está traçado com a mulher de cabelo azul. Adèle também já sabe disso.
Toda mudança de situações de vida dos personagens, é precedido de cenas que vão dar ao espectador a chance de entender o que virá e as escolhas que as amantes terão que enfrentar e o que lhes reservam o destino. O diálogo das personagens sobre a obra de Sartre e sua teoria filosófica do existencialismo precede outra mudança ou entendimento das emoções que estão passando no momento. Até mesmo a festa em que Emma realiza para apresentar seus amigos a amente, o recurso é utilizado com o filme que passa ao fundo. Ambas as cenas (o filme que os convidados assistem e o desenrolar do “nosso” filme) são pontuados das mesmas situações. Brilhante!
Não pense que este recurso é enfadonho ou de menosprezo pela inteligência do espectador. Longe disso. Toda vez que isso acontecia, eu ficava mais curioso ainda em saber como os personagens iriam reagir em suas vidas e nas suas escolhas a partir destes preâmbulos textuais, visuais ou mesmo através de eróticos sonhos. Sim, Adèle sonha sua primeira noite de amor com a mulher de cabelo azul antes mesmo da primeira transa real.
Como já citei acima, o filme retrata outras situações humanas e não fica só nesta questão de desejos sexuais. Esta produção é mais impactante justamente por isso. Relação homem/mulher, divisão de classe social, compatibilidade (ou incompatibilidade de convivência, relações familiares, amor e claro, homossexualismo.
Um dos aspectos interessantes tratado no filme, foi mostrar a incompatibilidade de uma relação duradoura com pessoas com interesses tão antagônicos. Adèle quer ser uma professora primária e seus interesses se resumem a este mundo. Apesar de ser uma voraz leitora, não entende muito o que lê. No relacionamento de ambas, seria aquela responsável pelas lidas domésticas (ela que faz o jantar, cuida da casa enquanto Emma fica na cama lendo jornal). Por outro lado, Emma é artista plástica, possui um amplo círculo de amigos intelectuais e adora uma discussão intelectual sobre filosofia, arte e o mundo que a rodeia. Temos aqui, uma relação que tem tudo para não dar certo. Para mudar esta situação, Emma tenta, de todas as formas, incutir na amada o desejo que ela abra seus horizontes e a acompanhe neste universo e se torne uma companheira para todas as ocasiões. Na cena em que Emma, desesperadamente tenta encontrar uma forma de salvar a relação, pede que Adèle se torne uma escritora já que ela gosta de ler e escreve alguns poemas que esconde em seu diário.
Assim, começam a surgir rachaduras na relação, Incompatibilidades que o desejo sexual não consegue suprir. Até mesmo o segredo que faz perante seus colegas de escola da relação que possui torna a situação mais complicada ainda. Não tem como ela se aceitar se ela não aceita que os outros saibam da sua relação. Não tem como dar certo se ela, a todo momento, procura outra relação heterossexual para encontrar respostas para suas dúvidas e desejos. Esta ambiguidade de desejo, vai minando mais e mais esta relação.
Azul é a cor mais quente, não é, como poderia se supor, um filme sobre homossexualismo. Não só isso, pelo menos. E quando trata do tema, o faz com sinceridade, respeito e sem os clichês e estereótipos comuns de produções que se dedicam ao tema. A história da relação amorosa das protagonistas, é a história de qualquer casal, sejam eles formados por homem e mulher ou pessoas do mesmo sexo. A questão tratada aqui é relação de pessoas que se amam. Desejos e conflitos existenciais comuns a todos os casais heterossexuais ou homossexuais.
As cenas de sexo são de deixar qualquer um com o coração acelerado! Cenas de uma plasticidade incrível e sem pudores. Belíssimos momentos e fortes emoções. A beleza das atrizes e seus corpos bem torneados ajudam, e muito, a deixar o espectador excitadíssimo e atento a cada gesto e gemidos em cena. Prepare-se!
Brilhante atuação de Adèle Exarchopoulos (Adèle) e Léa Seydoux (Emma) que conferiram veracidade aos seus personagens. Parabéns a jovens atrizes pela coragem das cenas calientes e de se entregarem de corpo e alma a esta história de amor. Salva de palmas para a produção que soube contar esta história de forma digna, sem concessões e sem os estereótipos e clichês.
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